Pular para o conteúdo principal

Startup de aluno da Fatec Pompeia terá apoio da Fapesp


Expectativa é que a startup desenvolva plataforma tecnológica inédita para detecção de nematoides


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), fará aporte financeiro para a startup de aluno da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”.




O coordenador do LMPP, professor doutor Hannes Fischer e o aluno André Barboza da Silva
A startup do aluno André Barboza da Silva do curso superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec teve projeto aprovado na Chamada PIPE Start FAPESP Sebrae 2023, voltado a apoiar empreendedores em estágio inicial das atividades de validação preliminar de ideias de novas soluções tecnológicas e de novos modelos de negócios, que possam ter potencial viabilidade ao mercado.


A proposta do empreendimento consiste no desenvolvimento de um kit de automação de microscópio ótico para acelerar a coleta de imagens e contagem de objetos de interesse, sendo em primeira etapa desenvolvido para a contagem de nematoides em amostra aquosa de solo, adaptável para qualquer tipo de objeto de interesse a partir de customização do software de inteligência artificial.

Pesquisa


A startup é resultado de pesquisas aplicadas que estão sendo desenvolvidas no Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas (LMPP), primeiro laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Centro Paula Souza, iniciativa da Fatec Pompeia em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT).


O aluno é orientado pelos professores doutores Hannes Fisher e Carlos Otoboni, pesquisadores do LMPP e professores da Fatec Pompeia. Para a professora doutora Marisa Renaud Faulin, diretora da Fatec Pompeia, a conquista deve ser comemorada devido ao ineditismo da aprovação.


“O Centro Paula Souza (CPS) em 2021 foi reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo. Com o reconhecimento, o CPS agora ocupa posição ao lado de renomadas referências da pesquisa aplicada no estado de São Paulo e no país. Neste contexto, essa startup é o primeiro projeto aprovado pelo PIPE FAPESP no Centro Paula Souza e atualmente é o único projeto em andamento na nossa região”, comemora Marisa.

Financiamento inédito


A proposta do projeto, segundo André, surgiu nas atividades desenvolvidas no LMPP a partir das especialidades dos pesquisadores do laboratório. “Percebemos que a automação do processo de análise de nematoides poderia ser realizada por meio do desenvolvimento de uma plataforma tecnológica utilizando inclusive inteligência artificial”, conta o aluno, que atua no LMPP desde o início da graduação na Fatec Pompeia.


“A conquista do PIPE demostra a importância do incentivo à pesquisa e inovação realizado pela Fatec Pompeia por meio do LMPP”, afirma Hannes Fischer, coordenador do LMPP. Para Carlos Otoboni, pesquisador do LMPP e orientador de André na pesquisa, esta é a primeira vez que um projeto Fatec recebe financiamento do PIPE-Fapesp na nossa região.


“Além da pesquisa básica, na Fatec Pompeia trabalhamos com pesquisa aplicada, que visa o desenvolvimento de produtos e processos inovativos passíveis de terem propriedade intelectual e de serem trabalhados em uma empresa”, afirma.


“Esse projeto mostra a importância da formação de recursos humanos por parte da Fatec Pompeia e a importância do desenvolvimento dentro dos laboratórios de projetos de pesquisa aplicada, que podem gerar inovações tecnológicas, como é o caso deste projeto apoiado pela Fapesp. Um dos resultados da parceria da Fatec Pompeia com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) é justamente o incentivo à inovação e ao empreendedorismo”, afirma Elvis Fusco, superintendente executivo da FSNT.


Fonte: https://falamarilia.com.br/startup-de-aluno-da-fatec-pompeia-tera-apoio-da-fapesp/ Acesso em janeiro de 2024

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Fatec Pompeia são destaques do Prêmio Jovens Inovadores do Sicredi

  Três alunos da Faculdade de Tecnologia de Pompeia Shunji Nishimura foram premiados entre os finalistas do Prêmio Jovens Inovadores 2023 do Sicredi, prêmio este que incentiva   projetos e pesquisas de jovens a temas ligados à cooperação, cidadania e inovação, em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da Organização das Nações Unidas. A equipe “Nema Vision”, formada pelos estudantes Felipe Barbosa e Miguel Soares, do curso de Big Data no Agronegócio e Israel Nascimento, do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão foi a terceira colocada entre os 20 participantes. Os alunos apresentaram um software que identifica micro-organismos com o uso da inteligência artificial. O projeto foi desenvolvido pelo professor Dr. Carlos Eduardo Otoboni, especialista em nematologia e pesquisador do Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas (LMPP) da Faculdade de Pompeia. “Essa conquista não apenas nos enche de alegria, mas também reforça o compromisso e a qualidad

Fatec Pompeia realiza a Fatec Day- integração dos alunos para 2024

 A Fatec Pompeia Shunji Nishimura, com apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, realizou no dia 20 de março a sua 2ª edição do Fatec Day, evento este voltado para fazer a integração dos alunos com a instituição, principalmente aos ingressantes do último vestibular. O evento contou com vários palestrantes que falaram sobre suas experiências profissionais no mercado de trabalho e de vida. No período da manhã e noite, onde se reuniram os alunos do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, o tema foi "Mulheres no Agro", onde ELAS puderam falar um pouco sobre o mercado de trabalho delas no agro e contar suas perspectivas para os próximos 10 anos. Já no período da tarde com os alunos do curso de Big Data no Agronegócio, os palestrantes, todos eles ex-alunos, puderam contar suas experiências de sucesso pós formatura e ainda dar dicas para os que estão prestes a encarar o mercado de trabalho. Neste evento, os participantes também puderam ter contato com várias empresa

Professor Carlos Otoboni da Fatec Shunji Nishimura de Pompeia participa de evento no RS

                        O Prof.º Dr. Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni participou como mediador de palestra no III Simpósio de Fitossanidade. Um evento de destaque promovido pelo Departamento de Defesa Fitossanitária da Universidade Federal de Santa Maria do RS. O simpósio reuniu especialistas, pesquisadores e entusiastas da área, proporcionando uma plataforma valiosa para o compartilhamento de conhecimentos e avanços recentes na fitossanidade. O professor Otoboni é um grande divulgador da Fatec Shunji Nishimura através de suas palestras por todo o Brasil.