Pular para o conteúdo principal

Alunos da Fatec Pompeia desenvolvem software para detecção de pragas

 

Projeto premiado em competição de inovação tem potencial para evitar prejuízos causados às lavouras pelos nematoides – vermes que se alimentam das raízes vegetais.


Uma tecnologia desenvolvida por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia, localizada na Região de Marília, promete evitar prejuízos causados às lavouras pelos nematoides – vermes microscópios que se alimentam de raízes vegetais. Apenas na cultura da soja, as perdas decorrentes desta espécie de praga chegaram a R$ 65 bilhões, em 2021, segundo pesquisa divulgada ano passado no Congresso Brasileiro de Nematologia.

O Nema Vision consiste em um software para identificação automatizada dos nematoides em amostras de solo, utilizando inteligência artificial, visão computacional e aprendizagem profunda – método artificial que ensina computadores a processarem dados de uma forma inspirada pelo cérebro humano.
“A proposta aborda uma lacuna no mercado, oferecendo uma alternativa acessível para análises agrárias, cruciais para diagnóstico e tratamento desta modalidade de praga no campo”, explica o aluno do curso superior de tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec Pompeia, Israel Nascimento.


O estudante desenvolveu o projeto ao lado do colega de curso André Barboza, e dos alunos de Big Data no Agronegócio Felipe Barbosa e Miguel Pfier. A orientação ficou a cargo do professor e pesquisador do Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas da unidade, Carlos Otoboni.
“O software automatiza a análise, que hoje é feita de forma manual nos laboratórios tradicionais. Além de dar mais agilidade e uniformidade aos exames, o Nema Vision pode diminuir custos, beneficiando o agronegócio como um todo. Também vai ampliar a precisão das informações para a tomada de decisão no processo produtivo”, avalia Otoboni.
“Chegamos a um produto mínimo viável. Ainda temos mais quatro semestres de curso para aperfeiçoar a tecnologia”, projeta Israel. “Tenho grandes expectativas para o futuro, como desenvolver uma startup, por exemplo.”


Criatividade premiada


No final de novembro, o Nema Vision ganhou o terceiro lugar no Prêmio Jovens Inovadores Sicredi 2023, concorrendo com mais de 30 projetos. “A dedicação dos alunos foi excelente, com muita proatividade”, elogia o Otoboni. “A participação no concurso permitiu aos jovens aplicar os conhecimentos da faculdade na resolução de problemas reais da área de atuação e a premiação veio coroar esse trabalho”, ressalta.


Processo seletivo


No Vestibular para o primeiro semestre de 2024, a Fatec Pompeia oferece 120 vagas divididas entre duas graduações: 40 para Big Data no Agronegócio, no período da tarde, e 80 para Mecanização em Agricultura de Precisão, distribuídas entre os períodos da manhã e da noite.
As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 12 de dezembro, pelo site vestibularfatec.com.br. As Fatecs oferecem 19.445 vagas para as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto ‘Nema Vision’, da Fatec Pompeia, é campeão da 15ª Feteps

  A 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) conheceu seus vencedores nesta quinta-feira (22), no São Paulo Expo, na zona sul da Capital. De volta ao formato presencial, a Feteps 2024 superou todas as expectativas em qualidade de produção e presença de público. Em quatro dias de evento, mais de 24 mil pessoas se inscreveram e comparecem à mostra, distribuída entre 10 mil metros quadrados do pavilhão 7 do centro de exposições. Entre os 112 projetos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), o  Nema Vision , da Fatec Shunji Nishimura, de Pompeia, foi o que mais impressionou os avaliadores e conquistou a primeira posição. Trata-se de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar e combater diferentes gêneros da praga agrícola nematóide. Um dos autores do trabalho campeão, o aluno Miguel Piffer, fez questão de dedicar a vitória ao professor Carlos Otoboni, que estava com o trio desde o começo. Entusiasmado com ...

Hackathon na Unesp de Botucatu tem participação da Fatec Pompeia

  Alunos da Fatec Pompeia são premiados no Hackathon da Unesp O Hackathon Unesp 2024 ocorreu de 18 a 20 de abril, organizado pela FCA Unesp de Botucatu em parceria com outras instituições. O evento desafiou estudantes universitários a criar soluções inovadoras para questões sociais, com foco no agronegócio. A equipe AGRO-SHUNJI, da  @fatecpompeiaoficial , formada pelos alunos Aharon Cassiano de Souza, Andre Barboza da Silva, Israel Nascimento de Oliveira, Ewandro F. Smaniotto e Willy Kevin Corrêa Da Rosa, do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, ficou em segundo lugar com uma solução logística baseada em RFID. Além do prêmio em dinheiro, eles participaram de palestras e mentorias. A Fatec Pompeia tem se destacado na formação de alunos com competências em empreendedorismo de base tecnológica, resultando em prêmios e financiamentos de startups dos alunos em editais de fomento como o PIPE da Fapesp.

Alunos da Fatec Pompeia são destaques em Hackathon na Agrishow 2024

Considerada a maior feira agropecuária do mundo, a Agrishow 2024 foi sucesso absoluto de público e de expositores do Brasil e do exterior, onde as mais altas tecnologias em máquinas e soluções para o Agronegócio foram apresentadas a profissionais da área, produtores agropecuários, alunos e demais visitantes. A Agrishow 2024, realizada em Ribeirão Preto (SP), terminou nesta sexta-feira (3) com o volume recorde de R$ 13,608 bilhões em negócios, contando com mais de 800 expositores, a feira fez parte do calendário acadêmico da Fatec Pompeia Shunji Nishimura, e neste ano, mais de 200 alunos e docentes da instituição visitaram a feira e tiveram acesso às principais tendências e inovações para o agronegócio. A Fatec Pompeia, por meio da parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, contou com um espaço personalizado no estande da Jacto, um dos maiores fabricantes de máquinas agrícolas do Brasil e líder em pulverização agrícola. Neste espaço, foram divulgados os cursos superiores de...