Pular para o conteúdo principal

Alunos da Fatec Pompeia desenvolvem software para detecção de pragas

 

Projeto premiado em competição de inovação tem potencial para evitar prejuízos causados às lavouras pelos nematoides – vermes que se alimentam das raízes vegetais.


Uma tecnologia desenvolvida por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia, localizada na Região de Marília, promete evitar prejuízos causados às lavouras pelos nematoides – vermes microscópios que se alimentam de raízes vegetais. Apenas na cultura da soja, as perdas decorrentes desta espécie de praga chegaram a R$ 65 bilhões, em 2021, segundo pesquisa divulgada ano passado no Congresso Brasileiro de Nematologia.

O Nema Vision consiste em um software para identificação automatizada dos nematoides em amostras de solo, utilizando inteligência artificial, visão computacional e aprendizagem profunda – método artificial que ensina computadores a processarem dados de uma forma inspirada pelo cérebro humano.
“A proposta aborda uma lacuna no mercado, oferecendo uma alternativa acessível para análises agrárias, cruciais para diagnóstico e tratamento desta modalidade de praga no campo”, explica o aluno do curso superior de tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec Pompeia, Israel Nascimento.


O estudante desenvolveu o projeto ao lado do colega de curso André Barboza, e dos alunos de Big Data no Agronegócio Felipe Barbosa e Miguel Pfier. A orientação ficou a cargo do professor e pesquisador do Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas da unidade, Carlos Otoboni.
“O software automatiza a análise, que hoje é feita de forma manual nos laboratórios tradicionais. Além de dar mais agilidade e uniformidade aos exames, o Nema Vision pode diminuir custos, beneficiando o agronegócio como um todo. Também vai ampliar a precisão das informações para a tomada de decisão no processo produtivo”, avalia Otoboni.
“Chegamos a um produto mínimo viável. Ainda temos mais quatro semestres de curso para aperfeiçoar a tecnologia”, projeta Israel. “Tenho grandes expectativas para o futuro, como desenvolver uma startup, por exemplo.”


Criatividade premiada


No final de novembro, o Nema Vision ganhou o terceiro lugar no Prêmio Jovens Inovadores Sicredi 2023, concorrendo com mais de 30 projetos. “A dedicação dos alunos foi excelente, com muita proatividade”, elogia o Otoboni. “A participação no concurso permitiu aos jovens aplicar os conhecimentos da faculdade na resolução de problemas reais da área de atuação e a premiação veio coroar esse trabalho”, ressalta.


Processo seletivo


No Vestibular para o primeiro semestre de 2024, a Fatec Pompeia oferece 120 vagas divididas entre duas graduações: 40 para Big Data no Agronegócio, no período da tarde, e 80 para Mecanização em Agricultura de Precisão, distribuídas entre os períodos da manhã e da noite.
As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 12 de dezembro, pelo site vestibularfatec.com.br. As Fatecs oferecem 19.445 vagas para as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Fatec Pompeia são destaques do Prêmio Jovens Inovadores do Sicredi

  Três alunos da Faculdade de Tecnologia de Pompeia Shunji Nishimura foram premiados entre os finalistas do Prêmio Jovens Inovadores 2023 do Sicredi, prêmio este que incentiva   projetos e pesquisas de jovens a temas ligados à cooperação, cidadania e inovação, em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da Organização das Nações Unidas. A equipe “Nema Vision”, formada pelos estudantes Felipe Barbosa e Miguel Soares, do curso de Big Data no Agronegócio e Israel Nascimento, do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão foi a terceira colocada entre os 20 participantes. Os alunos apresentaram um software que identifica micro-organismos com o uso da inteligência artificial. O projeto foi desenvolvido pelo professor Dr. Carlos Eduardo Otoboni, especialista em nematologia e pesquisador do Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas (LMPP) da Faculdade de Pompeia. “Essa conquista não apenas nos enche de alegria, mas também reforça o compromisso e a qualidad

Fatec Pompeia realiza a Fatec Day- integração dos alunos para 2024

 A Fatec Pompeia Shunji Nishimura, com apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, realizou no dia 20 de março a sua 2ª edição do Fatec Day, evento este voltado para fazer a integração dos alunos com a instituição, principalmente aos ingressantes do último vestibular. O evento contou com vários palestrantes que falaram sobre suas experiências profissionais no mercado de trabalho e de vida. No período da manhã e noite, onde se reuniram os alunos do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, o tema foi "Mulheres no Agro", onde ELAS puderam falar um pouco sobre o mercado de trabalho delas no agro e contar suas perspectivas para os próximos 10 anos. Já no período da tarde com os alunos do curso de Big Data no Agronegócio, os palestrantes, todos eles ex-alunos, puderam contar suas experiências de sucesso pós formatura e ainda dar dicas para os que estão prestes a encarar o mercado de trabalho. Neste evento, os participantes também puderam ter contato com várias empresa

Professor Carlos Otoboni da Fatec Shunji Nishimura de Pompeia participa de evento no RS

                        O Prof.º Dr. Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni participou como mediador de palestra no III Simpósio de Fitossanidade. Um evento de destaque promovido pelo Departamento de Defesa Fitossanitária da Universidade Federal de Santa Maria do RS. O simpósio reuniu especialistas, pesquisadores e entusiastas da área, proporcionando uma plataforma valiosa para o compartilhamento de conhecimentos e avanços recentes na fitossanidade. O professor Otoboni é um grande divulgador da Fatec Shunji Nishimura através de suas palestras por todo o Brasil.