Em cerimônia realizada no dia 25 de agosto, com a presença do professor Pasqual Barretti, reitor da Unesp, e do professor Dirceu Maximino Fernandes, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), aconteceu a assinatura da renovação do convênio entre Unesp e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT).
A delegação da Fundação Shunji Nishimura no evento foi integrada por Elvis Fusco, superintendente executivo; Fabio Nishimura, diretor-intitucional; Alberto Honda, conselheiro consultivo e a professora Marisa Faulin, diretora da Fatec Shunji Nishimura de Pompeia.
O convênio, renovado por mais cinco anos, representa a nova configuração da parceria de mais de 40 anos entre a FCA e a Fundação Shunji Nishsimura, que agora inclui também a Fatec Shunji Nishimura de Pompeia, o Centro de Inovação da Alta Paulista e a Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp, câmpus de Tupã. Além de incluir novos atores, o convênio formaliza a colaboração para a execução do Programa de Colaboração Científica e Tecnológica em Agronegócio e Biotecnologia (Progbio).
O Progbio vai permitir que entre as instituições participantes haja atividades como: co-orientação de projetos de iniciação científica; intercâmbio de docentes, seja como professores convidados ou participantes em grupos de pesquisa; cooperação no desenvolvimento de projetos de inovação; intercâmbio de alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão; cooperação no oferecimento de cursos livres e de pós-graduação lato sensu e realização de eventos em parceria.
História de sucesso e expectativa
O professor Barretti lembrou a importância histórica desse convênio e comemorou a sua renovação. “A Unesp vive um movimento profícuo de fortalecimento das relações, com novos atores e novas parcerias. Mas não podemos deixar de valorizar aquilo que fez parte da construção da Unesp e em particular da FCA e tudo que a Unesp colaborou com outras instituições, sempre com finalidade social. Esse convênio nasceu a partir do contato do então diretor da FCA, professor Julio Nakagawa, com o senhor Shunji Nishimura, para que a Unesp auxiliasse a montagem da FSNT. Formalizado há 40 anos, esse convênio propiciou avanços importantes para as duas instituições. Esse momento de renovação é também uma grande celebração. Esperamos que essa parceria continue gerando frutos cada vez mais benéficos para a sociedade”.

Professor Pasqual Barretti durante a assinatura do convênio.
O professor Leonardo Theodoro Büll, coordenador do convênio pela Unesp, também relembrou a história e fez projeções para o futuro da parceria. “Esse convênio é fruto da profícua relação entre nossas instituições, iniciada em 1983 pelo professor Júlio Nakagawa, então diretor da FCA, e pelo senhor Shunji Nishimura. Dessa relação, muitas e importantes atividades conjuntas foram realizadas, desde a criação do Colégio Técnico Agrícola de Pompeia, que teve suas atividades encerradas em 2007, sendo sucedido pela criação da Fatec Pompeia Shunji Nishimura em 2010, além de atividades conjuntas de professores da Unesp e Fatec na transferência de conhecimentos. Agora renovado, o convênio permitirá a continuidade das atividades de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa e inovação, visando a execução do Proagrobio. Estamos certos do sucesso dessa nova empreitada, que continuará a trazer frutos para nossas instituições, resultando em serviços de maior qualidade e contribuindo para alavancar o desenvolvimento das regiões nas quais nossas instituições estão inseridas”.
Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, comentou a renovação. “A Unesp é uma parceira história da Fundação, principalmente a FCA. O convênio continua a tratar de questões de ensino e pesquisa, mas agora inclui a inovação. Hoje as universidades exercem um grande papel no contexto da inovação tecnológica para a sociedade e para as empresas, pois a inovação é precedida pela pesquisa. A Fundação Shunji Nishimura também tem atuado em ecossistemas de inovação, inclusive junto à Unesp. Esse convênio visa consolidar um processo que já acontece na prática entre a Fundação e a Unesp, mais precisamente com a FCA. Mas agora inserimos também a Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp, de Tupã, a Fatec Pompéia e um Centro de Inovação da Alta Paulista que estamos criando agora com apoio da FINEP. Isso consolida nossa parceria com a Unesp e deve ampliar seu alcance, gerando mais oportunidades para os alunos das instituições envolvidas”.

Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, durante a assinatura do convênio.
Para Fabio Nishimura, diretor-institucional da Fundação, destacou a importância de preservar os bons relacionamentos institucionais. “Meu avô, Shunji Nishimura, teve muita ajuda da Unesp e sempre foi muito grato por isso. Esse é um relacionamento que nós entendemos ser muito importante preservar. Sempre estamos dispostos a ouvir a Unesp e a trabalhar juntos, porque é uma instituição de renome e muito bem-conceituada. Bons relacionamentos são importantes, principalmente os que estão em prol de um futuro melhor para a educação no nosso país”.
Alberto Honda, conselheiro consultivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia também esteve presente na assinatura da renovação do convênio. “A família Nishimura e a FCA/Unesp têm uma relação umbilical. A Fundação teve uma influência muito grande em seu início do professor Julio Nakagawa, primeiro diretor da FCA. Muitos diretores da FCA foram homenageados no Colégio Agrícola de Pompéia. Também houve muita ajuda do professor Büll para a implantação da Fatec de Pompeia. Tudo isso mostra o envolvimento muito grande que o Grupo Jacto, a família Nishimura e a Fundação sempre teve com a FCA, através de seus professores e diretores. O senhor Nishimura sempre teve a visão de que era importante trabalhar junto com parceiros e ele viu na FCA muito conhecimento e, principalmente, disposição de ajudar. E o convênio facilitou isso. É uma história rica, que redundou em algo bom para a sociedade”.
Diretora da Fatec Shunji Nishimura de Pompeia, a professora Marisa Faulin qualificou como “gratificante” a participação da sua Faculdade no convênio. “Nos sentimos lisonjeados de fazer parte. Para nós é muito importante, porque esse convênio permite o intercâmbio entre professores e alunos das instituições, englobando ensino e também a pesquisa, como co-orientações, e toda a parte de inovação. Queremos estreitar cada vez mais esse relacionamento e assim poder preparar cada vez melhor nossos estudantes”. A Fatec Pompeia conta hoje com os cursos de “Mecanização em Agricultura de Precisão” e “Big Data no Agronegócio”.

A partir da esquerda: professor Dirceu Maximino Fernandes, Alberto Honda, professora Marisa Faulin, professor Pasqual Barretti, Elvis Fusco, Fabio Nishimura e professor Leonardo Theodoro Büll.
Fonte: https://fsnt.org.br/2023/08/convenio-entre-unesp-e-fundacao-shunji-nishimura-e-renovado/
Comentários
Postar um comentário