Pular para o conteúdo principal

Fatec Shunji Nishimura lança o “Programa Fatec Ciência”

A Fatec Shunji Nishimura lançou nesta segunda-feira 27/02 o “Programa Fatec Ciência”, que visa coordenar todas as ações da Fatec Pompeia realizadas para o desenvolvimento do raciocínio científico dos discentes de graduação e de ensino médio nos ambientes da Fatec Pompeia, Senai Pompeia, Colégio Shunji Nishimura, ETECs e outras instituições de ensino.

As ações coordenadas pelo Programa Fatec Ciência englobam os programas de iniciação cientifica PICTEC/PICTEC-M, grupos de estudo, laboratórios de pesquisa, eventos científicos e tecnológicos, cursos extracurriculares de formação cientifica e intercâmbio científico com outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e exterior.



Assista ao vídeo do evento, clicando no botão "play" acima



NUPIE – Núcleo de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo é composto pelo corpo docente Prof. Dr. João Ricardo Favan, Prof. Esp. Antônio Cesar Dall Evedove, Prof. Dr. Luís Hilário Tobler Garcia, Prof. Dr. Gustavo Di Chiacchio Faulin, Profa. Dra. Deise Deolindo Silva e Prof. Dr. Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni.

A Profa. Dra. Marisa Faulin, diretora da Fatec Pompeia, apresentou o programa aos alunos da Fatec Pompeia, aos docentes e demais convidados, que prestigiaram o evento.


Estiveram presentes no lançamento, o Sr. Franklim Shunjiro Nishimura, Presidente do conselho curador da FSNT e presidente do conselho da Holding UJI, Sr. Ricardo Nishimura, Presidente do Conselho de Adm. do Grupo Jacto e membro do conselho curador da FSNT, Sr. Jorge Nishimura, Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Prof. Dr. Elvis Fusco, Superintendente Executivo da FSNT, Profa. Thais Yuri Matsumoto, Gestora Pedagógica Regional da Fatecs-NR 8, representando o Centro Paula Souza, Sr. Reinaldo de Bernardi, Gerente Geral do CIAG, Prof. Ronaldo Sotrate Junior, Diretor do Senai Pompeia e Senai Marília e Sr. Márcio Aurélio Soares Santos, Diretor executivo da Tridon Participações.



O evento contou com a palestra “A Pesquisa Científica e Tecnológica no Desenvolvimento de Carreiras e o Impacto na Inovação das Organizações”, ministrada pela Profa. Dra. Caroline Kraus Luvizotto (Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp de Bauru).


O objetivo da palestra foi orientar os alunos sobre as possibilidades de carreira e atuação que a pesquisa científica e tecnológica abre nos ambientes educacional e empresarial e sobre a ampliação que ela traz na formação acadêmica desses alunos.



Sra. Alexandra Nishimura entrega um mimo à palestrante, Profa. Dra. Caroline Kraus Luvizotto.


Fonte: https://fsnt.org.br/2023/03/fatec-shunji-nishimura-lanca-o-programa-fatec-ciencia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Fatec Pompeia são destaques do Prêmio Jovens Inovadores do Sicredi

  Três alunos da Faculdade de Tecnologia de Pompeia Shunji Nishimura foram premiados entre os finalistas do Prêmio Jovens Inovadores 2023 do Sicredi, prêmio este que incentiva   projetos e pesquisas de jovens a temas ligados à cooperação, cidadania e inovação, em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da Organização das Nações Unidas. A equipe “Nema Vision”, formada pelos estudantes Felipe Barbosa e Miguel Soares, do curso de Big Data no Agronegócio e Israel Nascimento, do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão foi a terceira colocada entre os 20 participantes. Os alunos apresentaram um software que identifica micro-organismos com o uso da inteligência artificial. O projeto foi desenvolvido pelo professor Dr. Carlos Eduardo Otoboni, especialista em nematologia e pesquisador do Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas (LMPP) da Faculdade de Pompeia. “Essa conquista não apenas nos enche de alegria, mas também reforça o compromisso e a qualidad

Fatec Pompeia realiza a Fatec Day- integração dos alunos para 2024

 A Fatec Pompeia Shunji Nishimura, com apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, realizou no dia 20 de março a sua 2ª edição do Fatec Day, evento este voltado para fazer a integração dos alunos com a instituição, principalmente aos ingressantes do último vestibular. O evento contou com vários palestrantes que falaram sobre suas experiências profissionais no mercado de trabalho e de vida. No período da manhã e noite, onde se reuniram os alunos do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, o tema foi "Mulheres no Agro", onde ELAS puderam falar um pouco sobre o mercado de trabalho delas no agro e contar suas perspectivas para os próximos 10 anos. Já no período da tarde com os alunos do curso de Big Data no Agronegócio, os palestrantes, todos eles ex-alunos, puderam contar suas experiências de sucesso pós formatura e ainda dar dicas para os que estão prestes a encarar o mercado de trabalho. Neste evento, os participantes também puderam ter contato com várias empresa

Startup de aluno da Fatec Pompeia terá apoio da Fapesp

Expectativa é que a startup desenvolva plataforma tecnológica inédita para detecção de nematoides A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), fará aporte financeiro para a startup de aluno da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”. O coordenador do LMPP, professor doutor Hannes Fischer e o aluno André Barboza da Silva A startup do aluno André Barboza da Silva do curso superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec teve projeto aprovado na Chamada PIPE Start FAPESP Sebrae 2023, voltado a apoiar empreendedores em estágio inicial das atividades de validação preliminar de ideias de novas soluções tecnológicas e de novos modelos de negócios, que possam ter potencial viabilidade ao mercado. A proposta do empreendimento consiste no desenvolvimento de um kit de automação de microscópio ótico para acelerar a coleta de imagens e contagem de objetos de interesse, sendo em primeira